Centauro ❯ Copa América 2024 ❯ Redação Placar
Redação Placar
Publicado em: 10/07/2024
Colômbia bate Uruguai e avança para final contra Argentina
Lerma marca o único gol da partida e seleção colombiana segura resultado com um a menos, após expulsão de Muñoz ainda no primeiro tempo
A Colômbia está na final da Copa América 2024 e vai brigar pelo seu segundo título continental. Nesta quarta-feira, 10, a seleção cafetera superou o Uruguai por 1 a 0 no estádio Bank of America, em Charlotte. O gol da classificação foi anotado por Lerma e os colombianos seguraram o resultado mesmo com um a menos, após a expulsão de Muñoz no primeiro tempo.
A grande final entre Argentina e Colômbia acontece no próximo domingo, 14, no Hard Rock Stadium, na Flórida, a partir das 21h (de Brasília).
Não faltaram emoções para Uruguai e Colômbia, do apito inicial ao final. A cidade de Charlotte virou Medellín e as arquibancadas ficaram pintadas de amarelo. Como se estivesse jogando em casa, foi a seleção colombiana que largou melhor no confronto, principalmente pelas pontas, com Muñoz e Luis Díaz.
Pelo lado celeste, a principal arma tinha nome e sobrenome: Darwin Núñez. O atacante colecionou três boas chances desperdiçadas e na sequência veio o castigo. Aos 38 minutos, James Rodríguez voltou a aparecer na competição com uma nova assistência, cobrando escanteio na cabeça de Lerma, que marcou o único tento da noite.
Antes do intervalo, aos 45 minutos, Muñoz já tinha cartão amarelo e mandou uma cotovelada na barriga de Ugarte. O colombiano recebeu o segundo amarelo, foi expulso de campo e condicionou o segundo tempo.
Pela vantagem numérica em campo e pela desvantagem no placar, a etapa final foi dominada pelo Uruguai. A equipe celeste tentou de todas as formas pressionar a seleção adversária, mas faltou volume de jogo e criatividade, parando sempre na boa defesa colombiana.
Mesmo na reta final, as melhores chances foram da equipe cafetera. Aos 42 minutos, Uribe recebeu sozinho na entrada da área e chutou para fora. Nos acréscimos, em lance idêntico, o atacante teve a chance de se redimir, mas viu o goleiro Rochet defender e a bola ainda beijar o travessão. Mesmo assim, os gols perdidos não fizeram falta.
A Colômbia vai em busca do segundo título da Copa América. A equipe foi campeã em 2001, quando superou o México na grande final.